Tarsila e Oswald foram dois nomes importantes para o Modernismo e são retratados no livro "O guarda-roupa modernista"
Sendo dois dos principais nomes Modernistas do Brasil, Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade são consagrados como grandes artistas brasileiros, sendo conhecidos por muitos por sua contribuições com a arte brasileira. Enquanto Tarsila era um grande símbolo nas artes plásticas, Oswald era grande na literatura. No entanto, o casal Tarsiwald - como foi apelidado por Mário de Andrade - encontraram uma coisa em comum para deixar sua marca: a moda.
Lançado pela Companhia das Letras em comemoração do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, o livro "O guarda-roupa modernista" procura trazer a moda daquela época para ser analisada em conjunto com aquele época que foi regada por arte. Oswald e Tarsila, por serem membros da alta sociedade paulistana, conheciam muito bem o valor da moda e como ela foi importânte no processo de consagração de diversos artistas mundialmente.
A professora, pesquisadora e autora, Carolina Casarin, decidiu explorar o guarda-roupa desses nomes icônicos do alto modernismo a fim de explorar a moda daquela época e como ela foi importante para firmar o nome de Tarsila e Oswald na arte brasileira. Assim, Casarin realizou uma vasta pesquisa e reuniu depoimentos, vestimentas, fotografias, pinturas, obras literárias, correspondências e recibos em um livro, procurando assim demonstrar como esse casal conseguiu traduzir sua essência através do vestuário.
"O guarda-roupa modernista" foi lançado no dia 28 de janeiro de 2022 e está disponível na Amazon nas versões física e eBook Kindle para você explorar essa particularidade de dois grandes artistas.