"É Apenas Agitação" resgata dez entrevistas feitas por Peregrino Júnior para O Jornal para analisar a cena literária da época
A Semana de Arte Moderna explorou vários campos da arte brasileira durante a longa programação do Theatro Municipal de São Paulo no ano de 1922 - um século atrás. Com pinturas, esculturas, música e literatura, a Semana de 22 sempre será um dos momentos mais importantes para a arte brasileira, sendo que ela foi responsável por trazer o Modernismo e a influência das vanguardas europeias para o país.
Durante a semana de 11 e 18 de fevereiro de 1922, o editor do O Jornal, Peregrino Júnior, realizou 10 entrevistas com grandes nomes da literatura modernista e trouxe um pouco mais sobre a sua opinião particular de cada escritor do movimento. E para celebrar o centenário da Semana de 22, a autora, pesquisadora e mestra em Teoria Literária Nélida Capela decidiu resgastar essas 10 entrevista icônicas no livro "É Apenas Agitação".
Como uma nova maneira de olhar o movimento literário da época de outra perspectiva, a obra traz entrevistas com nomes que pertenceram à Academia Brasileira de Letras, com destaque para Coelho Neto, João Ribeiro, Silva Ramos, Laudelino Freire, Cláudio de Souza e Medeiros e Albuquerque. Assim, ela analisa autores com opiniões diferentes sobre a Semana de Arte Moderna, onde uns acreditavam que era "apenas uma agitação" que nãotraria resultados enquanto outros, tomados pela euforia, acreditavam fielmente nas boas intenções do evento.
O livro busca reconstruir a cena literária da época junto de uma crítica cultural, onde as entrevistas vem acompanhadas de uma reflexão crítica de Nélida, que analisa as respostas de cada autor. Assim, a autora traz todos os dedobramentos da Semana de 22 com cautela para emoldurar um período tão importante na literatura.
"É Apenas Agitação" foi lançado pela Editora Telha no dia 8 de dezembro de 2021 e está disponível na Amazon para ser adquirido em sua edição física.