Além do Brasil, outros países ao redor do mundo sofreram repressão com regimes autoritários. Descubra quais são eles e aprenda mais sobre o assunto!
O século XX foi marcado por longos períodos de ditaduras militares em diversos países pelo globo. Muito além do Brasil, potências mundiais cruzaram décadas em meio a regimes extremistas e conservadores que ainda assombram as democracias.
Enquanto uma sensação ditatorial e autoritária paira por diversas regiões do planeta nos tempos atuais, é necessário manter leituras e estudos sobre um dos assuntos mais polêmicos e controversos da história.
E você sabe quais países já tiveram uma ditadura militar? Conheça todas as nações que enfrentaram tempos sombrios:
O país enfrentou uma ditadura entre 1964 e 1985, e sofreu com restrições aos direitos civis, censuras e perseguições políticas que ocasionaram a morte ou o desaparecimento de diversas pessoas até hoje nunca encontradas.
Liderada pelo general Augusto Pinochet, a ditadura militar chilena resultou na derrubada do até então democraticamente eleito Salvador Allende. Tudo começou em 1973 e durou até pouco tempo atrás, em 1990.
Poucos sabem, mas a Grécia também foi palco de um golpe de estado. A ditadura militar em solo grego aconteceu entre 1967 e 1974, e foi liderada por coronéis que encomendaram censuras e perseguições política.
Nosso vizinho territorial também cruzou tempos difíceis. A ditadura argentina foi conhecida pelo programa repressivo chamado “Dirty War” (Guerra Suja), e tinha como objetivo exterminar qualquer um que fosse considerado ameaça ao sistema. O regime permaneceu no país entre 1976 a 1983.
Outro país do continente europeu que sofreu com um regime opressor é Portugal. O país enfrentou três longas décadas da ditadura do Estado Novo, liderada por António de Oliveira Salazar. O fim da
O Uruguai também viveu sua ditadura militar entre 1973 e 1985. Nesse período, o regime caracterizou-se por suas diversas violações dos direitos humanos e repressão política, além de prisões arbitrárias e opositores perseguidos.
O regime de Alfredo Stroessner, entre 1954 e 1989, foi marcado por ser um regime extremamente autoritário, repleto de censuras e abusos dos direitos humanos. A transição para a democracia ocorreu após a queda de Stroessner marcando o fim de longas décadas do regime autocrático no país.
Que tal dar uma olhada nas indicações de livros sobre o tema, e aprender mais sobre o assunto de forma ainda mais completa e detalhada? Nós selecionamos alguns títulos para você adquirir agora mesmo através da Amazon. Vem ver:
1. A Casa dos Espíritos, de Isabel Allende (2017) - https://amzn.to/3talL85
2. Ditadura e Democracia no Brasil: Do Golpe de 1964 à Constituição de 1988, de Daniel Aarão Reis (2014) - https://amzn.to/3tlG5Dy
3. Operação Massacre, de Rodolfo Walsh (2010) - https://amzn.to/3RgDLFy
4. O Passado que Não Passa: A Sombra das Ditaduras na Europa do Sul e na América Latina, de Antonio Pinto (2013) - https://amzn.to/3tam5DP
5. BOX - Coleção Ditadura, de Ellio Gaspari (2016) - https://amzn.to/3GJ0KnX
6. Espectros da Ditadura: da Comissão da Verdade ao Bolsonarismo, de Silvia Brandão Desirée de Lemos Azevedo (2021) - https://amzn.to/47SQHZs