Para comemorar o Dia Mundial da Poesia, que tal aproveitar para ler e conhecer belas obras que marcaram o gênero literário?
O Dia Mundial da Poesia é uma celebração que honra a expressão artística e a beleza das palavras. Para os amantes do gênero, nada melhor do que mergulhar em obras que capturam a essência da poesia em suas mais diversas formas e estilos. Para comemorar a data, apresentamos uma seleção de seis obras marcantes que proporcionam uma jornada poética enriquecedora e inspiradora. Prepare-se para se encantar e se emocionar com a magia das palavras nestes livros que celebram a poesia em sua plenitude.
Confira os livros:
Reconhecida com o Prêmio Nobel e celebrada como uma das principais vozes da literatura polonesa, Wislawa Szymborska (1923 - 2012) recebeu o epíteto de "Mozart da poesia", evidenciando sua imensa influência global. Sua vida foi marcada por uma série de desafios, incluindo adversidades políticas e ideológicas que a levaram a ser impedida de frequentar a escola durante a Segunda Guerra Mundial. Anos mais tarde, em 1949, sua poesia enfrentou a censura, refletindo os tempos conturbados em que viveu.
O poeta e crítico Charles Baudelaire deixou uma marca inesquecível nas últimas décadas do século XIX, e "As flores do mal" destaca-se como sua obra mais emblemática. Considerada moralmente questionável para a sociedade da época, a obra provocou intensas polêmicas e foi alvo de duras críticas da imprensa. Tanto Baudelaire quanto seu editor enfrentaram processos judiciais que resultaram em multas e na obrigação de lançar uma versão revisada da obra, excluindo os poemas que haviam sido incluídos na edição original.
O terceiro livro de poemas do ilustre Carlos Drummond de Andrade (1902 - 1987), este trabalho marcou seu primeiro lançamento após sua mudança para o Rio de Janeiro. Esta coleção inclui poemas que certamente se destacam como alguns dos melhores já produzidos na literatura brasileira.
Vinícius de Moraes (1913 - 1980), renomado como pioneiro da Bossa Nova, é amplamente reconhecido como um ícone da cultura brasileira. Este célebre músico, escritor e compositor cativou o país com seus sonetos e poesias de amor, que deixaram um legado duradouro ao longo das gerações. Nesta antologia, publicada pela Companhia das Letras, são apresentadas algumas das composições mais notáveis do poeta, juntamente com retratos inéditos que capturam diferentes momentos de sua vida.