Aos 14 anos, a gorila-das-montanhas deu o seu último suspiro nos braços de seu cuidador Andre Bauma
No início deste mês, veio a óbito Ndakasi, uma gorila que viralizou na internet após posar para uma selfie ao lado de guardas florestais.
Infelizmente, o animal não resistiu a uma doença rara que enfrentava há anos, falecendo nos braços de seu amigo humano, Andre Bauma, aos 14 anos de idade.
Em 2007, o guarda florestal Andre Bauma resgatou a gorila-das-montanhas quando tinha apenas dois meses de vida. Ndakasi, como foi chamada, fora encontrada agarrada à sua mãe, após os seus pais serem brutalmente assassinados por caçadores.
Desamparada, foi levada para um local especializado administrado pelo seu cuidador. Os guardas florestais, por sua vez, decidiram cuidar do animal, já que a selva não era um lugar seguro para uma gorila órfã.
Em entrevista à BBC, em 2014, Bauma revelou que a considerava e amava como se fosse sua filha.
"Nós dividimos a mesma cama, eu brincava com ela, eu a alimentei... posso dizer que sou a mãe dela", disse o cuidador.
Em 2019, Ndakasi se tornou um grande sucesso nas redes sociais, ao lado de outra gorila-das-montanhas, chamada Ndeze. Na época, ambas posaram para uma selfie ao lado de guardas florestais.
Na imagem, percebe-se que aparentemente as gorilas tentavam imitar os humanos que as criaram.
Essa espécie pode ser encontrada principalmente nas florestas dos parques de Uganda, Ruanda e Congo. Contudo, devido às mudanças climáticas e ação de caçadores, esses mamíferos correm riscos de vida na selva.
No dia 5 de outubro deste ano, o Parque Virunga, localizado na República Democrática do Congo, na África, anunciou o falecimento de Ndakasi.
Aos 14 anos, a gorila sofria de uma doença rara. O seu último suspiro foi dado nos braços de Bauma, que lhe deu amor e cuidou desde os primeiros meses de vida.
O cuidador, por sua vez, revelou que conhecê-la o "ajudou a entender a conexão entre humanos e grandes macacos e por que devemos fazer tudo ao nosso alcance para protegê-los".