A autora Alice Walker já ganhou o Prêmio Pulitzer e o American Book Award com o romance
Em comemoração aos 40 anos da obra prima da escritora norte-americana Alice Walker, "A cor púpura" ganha uma nova edição especial publicada pela Editora Record, que conta com um prefácio inédito da autora e textos de Stephanie Borges e Carla Akotirenev.
Ganhadora do Prêmio Pulitzer e American Book Awards, a obra conta a história de Celie, uma mulher negra que reside no Sul rural dos Estados Unidos durante o período de segregação racial. Ela sofre de abusos violentos de seu padrasto e do homem com quem é obrigada a casar. Mas sua vida muda com a chegada da amante de seu marido, Shug Avery, que lhe ajuda a descobrir mais sobre si mesma.
"A cor púrpura" aborda e discute assuntos como a desigualdade de gêneros, racismo, misoginia e desigualdade social. Sua narrativa é extremamente lírica e construida através de cartas de Celie endereçadas a Deus e sua irmã Nettie. Assim, Alice Walker escancara a sensibilidade e delicadeza da protagonista, mesmo em meio ao caos.
No cinema, o livro foi adaptado pelo diretor Steven Spielberg e contou com Whoopi Goldberg, sendo que o sucesso foi tão grande que o filme até foi indicado a 10 categorias do Oscar de 1986, mas não levou nenhuma estatueta para casa. Desde então, o livro de Walker foi adaptado para a Brodway e virou um marco na história da ficção.
A nova edição foi lançada no dia 8 de novembro de 2021 e já pode ser adquirida na Amazon nas versões eBook e capa dura.