Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Coringa

Coringa: O filme assustador de 1928 que inspirou o arqui-inimigo do Batman

'Coringa: Delírio a Dois' traz o icônico vilão e apresenta a origem do Coringa, mas qual a inspiração para o personagem?

Fabio Previdelli
por Fabio Previdelli
[email protected]

Publicado em 30/09/2024, às 19h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de 'Coringa' (2019) e 'O Homem que Ri' (1928) - Warner Bros. e Universal Pictures
Cena de 'Coringa' (2019) e 'O Homem que Ri' (1928) - Warner Bros. e Universal Pictures

Nesta semana, estreia nas telonas brasileiras uma das produções mais aguardadas do ano: 'Coringa: Delírio a Dois', que traz de volta Joaquin Phoenix no papel de um dos mais icônicos vilões do cinema — e ainda conta com a cantora Lady Gaga no elenco. 

Dirigido por Todd Phillips (também responsável por 'Coringa', de 2019), o novo filme da Warner Bros. explica como o comediante de stand-up fracassado Arthur Fleck se tornou o arqui-inimigo do Batman

+ Para interpretar ‘Coringa’, Jack Nicholson fez exigência inusitada

A nova história de origem do personagem voltou a gerar curiosidade em muitos fãs da trama: afinal, qual a inspiração para o Coringa? 

A gênese do Coringa

Nos quadrinhos do Batman, da DC Comics, o Coringa apareceu pela primeira vez em 1940. A sua estreia nos cinemas, no entanto, ocorreu cerca de 20 anos depois, no live-action 'Batman: The Movie' (1966), estrelado por Adam West

Já o filme de 2019, o primeiro que foca somente no vilão, se tornou um sucesso de bilheteria ao arrecadar mais de um bilhão de dólares ao redor do mundo. O longa também foi indicado a 11 Oscars — rendendo o prêmio de Melhor Ator para Phoenix e Melhor Trilha Sonora.

A inspiração para o personagem, porém, vem de mais de uma década antes de seu debute nas HQs, conforme recorda matéria do News Week. Tudo começou em 1928, quando o cineasta alemão Paul Leni lançou o filme mudo 'O Homem que Ri'. A história é baseada no romance homônimo, de 1869, do escritor francês Victor Hugo, que também escreveu Os Miseráveis. 

A trama acompanha a história do personagem Gwynplaine (interpretado por Conrad Veidt), que acaba tendo o rosto desfigurado com um sorriso permanente, para que ele pudesse "rir para sempre de seu pai tolo", Lord Clancharlie (também vivido por Veidt), que teria traído o Rei James II da Inglaterra.

Assim, Clancharlie teria sido executado na 'Dama de Ferro' (um equipamento de tortura) e Gwynplaine fadado a ter um sorriso eterno após passar por uma cirurgia nas mãos do Dr. Hardquannon. 

Em 2019, o portal Hollywood Reporter publicou uma matéria apontando que os criadores do Coringa — Bill Finger, Bob Kane e Jerry Robinson — confirmaram que o sorriso horripilante do personagem foi inspirado em Gwyplaine, de Veidt, de 'O Homem que Ri'. Mas não foi só isso, o cabelo penteado para trás, típico do vilão dos quadrinhos, também é muito semelhante ao de Gwyplaine. 

Joaquin Phoenix como Coringa - Warner Bros.
Conrad Veidt em 'O Homem que Ri' - Universal Pictures

As adaptações subsequentes do vilão no cinema e na televisão, porém, meio que reinterpretaram as origens do arquirrival do Batman. Em 'Batman, 1989', de Tim Burton, o palhaço enlouquecido anárquico 'ganha' seu sorriso após ser desfigurado por conta de uma bala ricocheteando que feriu seu rosto, seguida por uma cirurgia plástica malfeita.

Já a versão de 'Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)', de Christopher Nolan, que rendeu o Oscar para Heath Ledger, apresenta uma história mais próxima da inspiração do personagem por Gwynplaine. 

+ “Ser o Coringa era física e mentalmente desgastante”: a saga de Heath Ledger

Embora conte diversas versões por trás da sua ferida facial, Coringa aponta no filme que seu pai "era um bêbado" que abusava dele e de sua mãe. Em um incidente doméstico, o vilão diz que seu pai colocou uma lâmina em sua boca e disse: "Por que está tão sério?".

"Vamos botar um sorriso nessa cara", continuou, antes de desfigurá-lo.