Saiba mais também sobre a influência da maçonaria no processo de Independência do Brasil
Embora não seja tão retratado em alguns livros de História, o processo de Independência do Brasil teve forte apoio da maçonaria brasileira. Na época, Dom Pedro I pediu ajuda à ordem para declarar a independência.
No dia 13 de julho de 1822, o imperador foi aceito pela ordem e no dia 2 de agosto daquele mesmo ano, foi iniciado na maçonaria. Depois do ritual, foi nomeado em homenagem ao último rei asteca, sendo chamado pelo codinome Pedro Guatimozim.
No entanto, segundo o historiador Jesus Hortal Sánchez, o imperador não gostou nada dos questionamentos feitos pelos maçons e de ser contestado na frente de todos os integrantes.
“Quando percebeu que nem mesmo o cargo de grão-mestre garantia obediência absoluta, decidiu acabar com a ordem”, explicou o historiador.
Para saber mais sobre o assunto, ouça agora o podcast 'Desventuras na História', apresentado pelo professor de História Vítor Soares. Fique por dentro, pois toda semana vai ao ar um episódio inédito!
Clique aqui para conferir a programação completa!
View this post on Instagram
Considerado um dos piratas mais famosos da História, o Barba Negra usou a sua fama de estrategista e sanguinário para manter os inimigos longe de seu caminho, sendo amplamente lembrado até os dias de hoje e representado em produções cinematográficas e obras literárias. Saiba mais aqui!