Lançado hoje, o filme explora a narrativa real do assassinato de Maurizio Gucci
Pedro Paulo Furlan, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 25/11/2021, às 09h51 - Atualizado em 26/11/2021, às 18h52
‘Casa Gucci’ é uma superprodução de Hollywood, inspirada pela história de um crime verdadeiro: o assassinato a sangue frio e na luz do dia de Maurizio Gucci, o último membro da famosa família que ainda fazia parte da casa de costura muito aclamada.
O filme, lançado hoje, 25 de novembro, estrela Lady Gaga, estrela do pop e protagonista de ‘Nasce uma Estrela’ (2018), e Adam Driver, que participou, inclusive, da mais recente trilogia de ‘Star Wars', como o principal casal no centro da narrativa do homicídio de Gucci, Patrizia Reggiani e Maurizio Gucci.
O caso, que aconteceu em 1995, foi um marco na história da moda e acabou com a prisão de Reggiani, ex-esposa do herdeiro, depois de dois anos de investigação, em 1997, por ter arquitetado o assassinato de Maurizio, executado por um assassino de aluguel.
Baseado no livro de Sara Gay Forden, ‘Casa Gucci: uma história de glamour, ganância, loucura e morte’, o filme recebe bastante atenção pelo crime, que ainda intriga a comunidade da moda até hoje.
Com sotaques, roupas de época, adaptações baseadas nas pessoas reais por trás dos personagens, o elenco, preenchido de atores aclamados, esforçou-se para representar seus papéis na forma mais fiel possível.
O site Aventuras na História organizou uma lista de quem é quem em “Casa Gucci”.
A inegável protagonista de ‘Casa Gucci’ e foco do público desde que seu envolvimento no filme foi anunciado em 2019, Lady Gaga obteve o papel da ‘viúva negra’, Patrizia Reggiani, que foi condenada a 26 anos de prisão pelo assassinato de seu ex-marido, Maurizio Gucci.
Casada com a vítima em 1973 e abandonada por Maurizio em 1985, mesmo que o divórcio oficial tenha sido 1991, Reggiani é conhecida por ter feito parte das decisões da grife enquanto ao lado de Gucci, além de nunca ter revelado por completo o motivo de seu crime.
O último membro da família Gucci a estar realmente envolvido na administração da casa de costura e o que a vendeu para a empresa Investcorp, Maurizio foi baleado em março de 1995, no saguão de seu escritório, localizado em Milão.
O assassinato foi maquinado por sua ex-esposa e se tornou um dos casos mais insólitos da história da moda. No filme, Maurizio Gucci é interpretado pelo ator americano Adam Driver.
Condenada a 25 anos de prisão por seu envolvimento na morte de Maurizio Gucci, tendo entrado em contato com os criminosos que assassinariam o herdeiro da casa de costura, Pina Auriemma era amiga pessoal de Patrizia Reggiani na época do assassinato.
Vidente autodenominada, Reggiani a culpa pelo crime, mesmo que já tenha sido provado que a ex-esposa foi a figura principal. Em “Casa Gucci”, nos cinemas hoje, Salma Hayek é Pina.
Auxiliando seu primo, Maurizio Gucci, em retirar todo o resto de sua família da administração da casa de costura, Paolo Gucci foi um dos últimos familiares a terem contato com a grife. No filme, foi interpretado por Jared Leto.
Aldo Gucci foi a mente da grife italiana entre 1953 e 1986, período no qual controlou os caminhos da Gucci e o que acontecia dentro da casa de costura.
Nos últimos seis anos de sua vida, esteve envolvido em uma batalha legal com seu sobrinho, Maurizio Gucci, que insistia em ser o presidente da marca. Em “Casa Gucci”, é interpretado por Al Pacino.
Pai de Maurizio, Rodolfo Gucci era ator e empresário. Em 1953, desistiu da atuação e voltou a trabalhar na grife, sendo um dos maiores nomes da empresa até seu falecimento em 1983. Tinha 50% das ações da Gucci em vida e as deixou para seu filho. Na produção americana, é interpretado por Jeremy Irons.