Neste sábado, 7, o país sofreu ataques do grupo palestino islâmico Hamas, ao que declarou estar em guerra
Estão circulando nas redes sociais vídeos mostrando israelenses tentando fugir de seu país após o governo de Israel declarar guerra contra o grupo palestino islâmico Hamas. A declaração, vale enfatizar, foi uma resposta a um ataque surpresa de larga escala realizado pela organização.
Milhares de mísseis foram lançados contra o território israelense, e soldados palestinos invadiram cidades na porção sul de Israel. Conforme informações repercutidas pela BBC, até o momento o saldo é de 100 mortos e 985 feridos.
Como resultado, agora uma parte dos civis do país buscam escapar a fim de não serem afetados pelo conflito. Veja abaixo gravações feitas no Aeroporto Internacional de Ben Gurion, situado na cidade de Tel Aviv, onde israelenses carregando bagagens se apressavam para seus voos ao som de sirenes:
Look how Israeli settlers are running to the airport side to save their lives.
— Raja Abdullah (@R50Ab) October 7, 2023
Kicked out by Palestinian soldiers.#Hamas#حماس#Israel#طوفان_الأقصى#SupportGaza#اسرائیلpic.twitter.com/1yLiia0aj3
LATEST: View from Ben Gurion Airport#Israel#GazaUnderAttack#طوفان_الأقصىpic.twitter.com/VlVgJdNZ5e
— Sanam Jamali🇵🇰 (@sana_J2) October 7, 2023
O ataque do Hamas contra Israel, que ocorreu nas primeiras horas desta manhã de sábado, foi o de maiores proporções a ocorrer na região da Faixa de Gaza nos últimos anos, o que imediatamente atraiu preocupação internacional.
Após a investida, o governo israelense passou a organizar uma contraofensiva, com o primeiro-ministro, Binyamin Netanyahu, tendo declarado que a nação estava em "estado de alerta de guerra".
Estamos em guerra. Esta não é uma operação simples. O inimigo pagará um preço sem precedentes", afirmou o político ainda.