Aviões em rotas para Porto Alegre citaram luzes desconhecidas neste sábado (5)
Aviões que tinham como destino Porto Alegre se depararam com o surgimento de luzes desconhecidas na noite do último sábado, 5. Em conversa, um dos pilotos das aeronaves falaram em luzes que 'apagam e acendem'.
Os pilotos eram do voo TAM 3406, que saiu de Guarulhos, São Paulo, e da Azul 4657, que saiu do Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte, e tinha como destino Rio Grande do Sul.
🚨 URGENTE: Pilotos brasileiros relataram que viram a aparição de OVNIs. Esse objeto voador não identificado acompanhou um voo de São Paulo para Porto Alegre e tudo foi reportado em áudio para a torre da capital gaúcha. pic.twitter.com/nfnGWw3ZHI
— Astronomiaum 🌎🚀 (@Astronomiaum) November 6, 2022
Durante a conversa, que repercutiu nas redes sociais, os pilotos falam sobre as luzes desconhecidas avistadas no trajeto.
"São umas luzes, por vezes elas apagam e acendem. Às vezes são uma, às vezes duas ou três", disse o piloto da Latam.
Os relatos diziam que as luzes eram azul e se acendiam e apagavam. Também fora relatado que giravam numa altura de 38 mil pés.
"Estamos vendo essas luzes desde lá de Confins", relato o piloto da Azul. Ao mesmo tempo, os pilotos não falaram de dificuldades no trajeto ou algo que pudesse atrapalhar o voo.
A controladora do tráfego aéreo disse depois que as luzes não 'interferem na aproximação' das duas aeronaves. "O pessoal da torre informou que também avistou, mas que elas estão paradas e não interferem na aproximação", disse a controladora.
Em nota divulgada, a Azul disse que os tripulantes seguem 'os mais rigorosos protocolos de segurança'. Além disso, é enfatizado que "qualquer eventualidade é comunicada imediatamente ao controle de tráfego aéreo e segue para investigação das autoridades competentes".
Em nota, a Latam disse que os tripulantes seguem treinamento e a orientação é informar 'qualquer eventualidade' de imediato ao controle de tráfego aéreo para seguirem orientações. "A companhia reitera que segue os mais elevados padrões de segurança, atendendo aos regulamentos das autoridades nacionais e internacionais".
Vale destacar que, no mês passado, pilotos da companhia Azul que faziam o trajeto São Paulo e Porto Alegre falaram de 'uma luz estranha' ao conversarem com técnicos que trabalham no aeroporto de Santa Catarina.