Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Vestígios de antigo circo romano são descobertos no País Basco

Arqueólogos descobriram no sítio arqueológico de Iruña-Veleia, uma antiga cidade romana da Hispânia, no atual País Basco, vestígios de um antigo circo

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 18/07/2024, às 16h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia aérea computadorizada do local da descoberta - Divulgação/ARKIKUS
Fotografia aérea computadorizada do local da descoberta - Divulgação/ARKIKUS

Recentemente, arqueólogos da ARKIKUS — um projeto de reconstrução virtual do patrimônio passado ou histórico, mostrando como deviam ser determinadas localidades ao longo da história — anunciaram a descoberta de um circo romano na região da antiga cidade de Iruña-Veleia, da Hispânia, onde hoje é a província de Álava, no País Basco.

Segundo o Heritage Daily, a cidade foi, no passado, um importante centro de trânsito da estrada romana de Ab Asturica Burdigalam, possuindo uma população de cerca de 10 mil habitantes.

A partir de um novo estudo, desenvolvido utilizando fotografias aéreas da região e tecnologias de detecção e alcance de luz (LiDAR), foram encontrados vestígios de áreas urbanas até então desconhecidas de Iruña-Veleia, como um sistema de ruas, edifícios com áreas com pórticos e uma característica linear típica da rota do Ab Asturica Burdigalam. Porém, o que mais chama atenção na descoberta é outro elemento.

Circo romano

Ali, os pesquisadores também identificaram um circo romano. No passado, esse espaço era uma grande área ao ar livre, dedicado principalmente a corridas de bigas, embora também servisse outros propósitos dependendo da ocasião. Porém, indiscutivelmente as corridas de bigas eram o mais popular dos entretenimentos públicos dos romanos antigos.

Esse costume, porém, foi perdendo sua importância durante o Império Romano do Ocidente, depois da queda de Roma. A última corrida conhecida realizada no Circo Máximo — a maior arena do tipo de Roma —, por exemplo, se deu em 549 d.C., sendo organizada pelo rei ostrogodo, Totila.

Conforme descrito em comunicado, o circo descoberto recentemente se trata de um grande recinto, capaz de acomodar até 5 mil espectadores, com 280 metros de comprimento por 72 metros de largura. Até o momento, vale mencionar, são poucos os circos romanos conhecidos ao norte da Península Ibérica, sendo essa descoberta recente mais um indício da importância de Iruña-Veleia na era romana.