Os vestígios foram encontrados em obra de estrada que irá conectar a Polônia e a República Tcheca; a Fortaleza foi construída há mais de um século
Uma equipe de arqueólogos que estava conduzindo escavações no local de construção da S52 encontrou vestígios da Fortaleza de Cracóvia, na cidade polonesa de Cracóvia. S52 é uma estrada em construção na Polônia, nas regiões da Silésia e da Pequena Polônia, que, quando concluída, ligará a fronteira da República Tcheca em Cieszyn a Cracóvia.
A Fortaleza de Cracóvia refere-se a um conjunto de fortificações construídas durante o século 19 pelo Império Austro-Húngaro. Incluía as fortificações da Insurreição Kościuszko do século 18, o castelo medieval de Wawel e as muralhas da cidade de Cracóvia, segundo o Heritage Daily.
Entre os mais de 50 fortes pós-austríacos no local, 44 estruturas foram preservadas totalmente ou com poucas alterações. As escavações na área do desvio norte de Cracóvia revelaram os remanescentes de estruturas de terra ligadas à rede de unidades militares que cercavam a cidade, com o objetivo de transformar Cracóvia em uma moderna fortaleza de fronteira.
A equipe também encontrou vestígios de aterros de terra e fossos, além da infraestrutura de drenagem de águas pluviais das trincheiras de infantaria e um abrigo de madeira medindo 25 por 7,5 metros. Um comunicado de imprensa da República da Polônia declarou:
Durante a investigação, foram descobertos objetos relacionados com a vida cotidiana dos soldados. Estes incluem uma caneca de estanho esmaltada com uma assinatura no fundo representando uma águia imperial de duas cabeças com a inscrição Áustria e as iniciais H&C 1/2".
"A marcação preservada permitiu determinar que a caneca é um produto da fábrica Haardt & Co. localizada em Knittelfeld, na Áustria. Enamellierwerke und Metallwarenfabriken AG. Fundada em 1873 por Friedrich Wilhelm Haardt, a fábrica produzia pratos esmaltados em relevo, inclusive encomendas para o então exército austríaco".