A medida entrará um vigor na cidade italiana a partir de 2024
Nesta terça-feira, 12, foi aprovada após uma votação na Câmara Municipal de Veneza a implementação de uma taxa para turistas. A medida entrará em vigor na cidade italiana a partir de 2024.
A decisão, que estabelece um pagamento e agendamento prévio para turistas ficarem apenas um dia na cidade de Veneza, se baseou nas “taxas de desembarque”, já implementadas em ilhas menores da Itália.
Conforme repercutido pelo UOL, a contribuição de acesso será cobrada inicialmente em um período teste de 30 dias, que inclui feriados prolongados e finais de semana durante o verão europeu.
Lembrando que nem todos serão cobrados pelo valor, como o caso de turistas que se hospedarem durante ao menos um dia, residentes de Vêneto, aqueles que adentrarem a cidade para receber atendimento médico ou durante eventos esportivos; e companheiros, familiares ou cônjuges de moradores locais.
As autoridades venezianas esclareceram que a reserva será feita digitalmente, por meio de um portal da Prefeitura que irá ao ar nas próximas semanas. Uma vez realizada a reserva e o pagamento, a plataforma irá gerar um código QR, que será o ticket de entrada na cidade. A multa em um eventual descumprimento da norma está na casa dos 50 euros.
A decisão foi feita nesta terça-feira, 12, após uma sessão que se estendeu por mais de cinco horas, marcada por protestos dos cidadãos e de comitês locais. Um dos principais pontos de contestação é que a taxa não estabelece um número máximo de pessoas que terão acesso à cidade.