Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Única cervejaria conhecida da era romana é descoberta na Itália

Descoberta na região de Macerata, no centro da Itália, antiga cervejaria romana é a única do tipo já descoberta até hoje na península

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 06/07/2024, às 15h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Área escavada em que cervejaria romana foi descoberta - Divulgação/Universidade de Macerata
Área escavada em que cervejaria romana foi descoberta - Divulgação/Universidade de Macerata

Recentemente, arqueólogos da Universidade de Macerata, na região central da Itália, fizeram uma descoberta única. Durante escavações em Villamagna, descobriram o que é a única cervejaria da época romana já encontrada até hoje na região, que é mais famosa pela tradição vinícola.

+ 2 mil anos: Vinho mais antigo do mundo é encontrado em urna funerária romana

Conforme repercutido pelo Arkeonews, os pesquisadores descobriram a cervejaria em uma vila com impressionantes estruturas na atual Villamagna. Eles explicam, em comunicado publicado no Facebook, que a descoberta pode ter origens na antiga cultura gaulesa da região, visto que as tribos celtas eram conhecidas por beber cerveja antes mesmo de chegarem na Itália.

Em meados do século 4 a.C., a população celta dos gauleses senon ocupou várias áreas na região de Marche, incluindo a atual província de Macerata. Por isso, os celtas exerceram certa influência na história e cultura da região; os donos da vila em que a cervejaria foi descoberta, por exemplo, provavelmente seguiam uma antiga tradição regional.

Fotografia tirada durante as escavações / Crédito: Divulgação/Universidade de Macerata

Outros achados

Ainda durante as mesmas pesquisas arqueológicas, os pesquisadores descobriram em Urbs Salvia, no território de Urbisaglia, uma série de artefatos notáveis referentes aos antigos romanos. Entre eles estão forjas de metal e fornos de cerâmica da Era Republicana, o que lança novas luzes sobre a romanização da região do Piceno.

O sítio arqeológico de Urbs Salvia, vale mencionar, foi uma colônia romana no século 2 a.C., localizando-se estrategicamente ao longo da via Salaria Gallica, que conectava Ausculum e a via Salaria com a via Flaminia, pela costa do Adriático.