O homem posteriormente pediu desculpas pelo ocorrido em suas redes sociais, mas ainda não se sabe se ele poderá continuar no país
Um homem de nacionalidade russa identificado apenas como "Yuri" está correndo risco de ser deportado da Indonésia após ter postado uma foto considerada ofensiva à cultura local em seu Instagram.
Na publicação problemática, o turista pode ser visto no topo do Monte Agung, situado em Bali, que é o lugar de maior altitude na ilha indonésia. O monte vulcânico possui um significado sagrado para a população hindu da região, que o enxerga como um símbolo do Deus Shiva.
Assim, Yuri acabou desrespeitando as crenças locais quando compartilhou uma fotografia de costas para a câmera em que usa apenas uma blusa de moletom, estando nu da cintura para baixo.
A intensa repercussão negativa recebida pela imagem fez com que o russo a deletasse de suas redes, publicando um pedido de desculpas a seguir, conforme repercutiu o The Mirror:
Depois de estudar a cultura e a religião de Bali, percebi meu erro. Agung é um símbolo sagrado para os balineses. Shiva destrói o universo em um círculo contínuo de renascimentos. Os habitantes locais reverenciam os deuses e acreditam que, se você os irritar, ocorrerá uma erupção vulcânica. E isso levará à destruição da ilha", apontou ele.
"Não há desculpa para minhas ações. A única coisa que levou ao que aconteceu foi minha ignorância pessoal", acrescentou Yuri.
Ver essa foto no Instagram
A fim de tentar se reconciliar com a população de Bali, o homem está previsto para participar de uma cerimônia tradicional religiosa que busca reestabelecer a harmonia entre humanos e a Natureza.
De acordo com a CNN, porém, ainda não se sabe se o turista russo terá autorização para permanecer na Indonésia.