Complexo de túneis, remanescente da Revolta de Bar Kokhba, foi encontrado perto do Mar da Galiléia; assim como outros artefatos
A Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA) divulgou um comunicado de imprensa revelando uma descoberta emocionante feita por arqueólogos, soldados e civis. Um complexo de túneis ocultos, remanescentes da Revolta de Bar Kokhba, foi encontrado em Huqoq, Israel.
A Revolta de Bar Kokhba, um levante significativo dos judeus da Judéia contra o Império Romano em 132 d. C., foi liderada por Simon bar Kokhba, marcando a última das três grandes guerras judaico-romanas.
Localizado próximo ao Mar da Galileia, o complexo de túneis revelou-se originalmente uma cisterna de água do Segundo Templo. Durante a revolta, os habitantes de Huqoq escavaram túneis conectando a cisterna a oito câmaras subterrâneas e um mikveh (local em que faziam uma imersão em água para purificação, segundo a Bíblia).
Segundo os pesquisadores, esses túneis provavelmente serviram como rotas de fuga para as forças rebeldes contra o exército romano. Alguns dos corredores estreitos estão estrategicamente situados sob antigas propriedades em Huqoq, segundo o Heritage Daily.
Além dos túneis, a equipe encontrou uma variedade de artefatos, incluindo centenas de fragmentos de pratos de barro e vidro, um anel impressionante com suporte para uma pedra preciosa, e numerosos fragmentos de cerâmica.
Os diretores da escavação, Uri Berger da IAA, e o professor Yinon Shivtiel do Zefat Academic College, expressaram a importância histórica da descoberta em um comunicado dado para a IAA, também compartilhado no Facebook: "O complexo de túneis oferece uma visão de um período difícil para a população judaica em Huqoq e na região da Galiléia em geral".
É a história de moradores que, mesmo depois de perderem a liberdade e depois de muitos anos difíceis de revoltas, saíram do esconderijo nos túneis e estabeleceram uma aldeia próspera com uma das sinagogas mais impressionantes da região".
"Não é certo que o complexo tenha sido utilizado para esconderijos e fugas durante a Segunda Revolta, mas parece ter sido preparado para esse fim. Esperamos que futuras escavações nos aproximem da resposta", completaram no comunicado.