Arqueólogos encontraram 13 túmulos, datados da Dinastia Han Oriental
Nesta quinta-feira, 29, arqueólogos do Instituto Provincial de Relíquias Culturais e Arqueologia da província de Hunan, no sudoeste da China, divulgaram um comunicado informando a descoberta de um complexo funerário com 13 túmulos datados de 1800 anos. Os artefatos estavam na encosta de uma montanha, próxima a Paishanxiang.
Segundo informações publicadas pelo jornal The Kansas City Star, o complexo é conhecido como Tumbas de Anren Miaozhushan, datadas da Dinastia Han Oriental, de 25 a 220 d.C., e conta com inúmeras câmaras feitas de tijolos, decorados com padrões geométricos.
Em nota, os arqueólogos envolvidos na escavação também declaram que, no interior das túmulos, haviam bens funerários como, por exemplo, potes, caldeirões, bacias, jarros e peças de joalheria.
A respeito da construção, Chen Bin, líder da equipe, informou a uma agência de notícias chinesa que cada passagem possuía um curto espaço para locomoção, sendo que o caminho levava a uma única câmara funerária, de design retangular.
Em outra ocasião, o Instituto ainda declarou, em nota, outras descobertas históricas na região de Hunan. No caso, 25 túmulos que datam do período final da dinastia Shang (1600-1046 a.C.) foram encontrados em uma área de milhares de metros quadrados.
Além disso, 50 objetos, incluindo caldeirões e fu, um tipo de panela utilizado pelos povos antigos da China, também foram desenterrados.