Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Tumba ricamente decorada da dinastia Tang é descoberta na China

Túmulo ricamente decorado, do século 8 d.C., durante a Dinastia Tang (618-907 d.C.), foi descoberto na província de Shanxi, na China; confira!

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 10/07/2024, às 17h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Paredes de túmulo encontrado na China - Divulgação/Shanxi Provincial Institute of Archaeology
Paredes de túmulo encontrado na China - Divulgação/Shanxi Provincial Institute of Archaeology

Arqueólogos da China descobriram recentemente um túmulo ricamente decorado em meio a escavações na província de Shanxi. O túmulo, referente à Dinastia Tang (618-907 d.C.), foi descoberto durante obras em Taiyuan, e vem sendo escavado por membros do Instituto Provincial de Arqueologia de Shanxi desde 2018.

Conforme repercutido pelo Heritage Daily, a tumba remonta ao século 8 d.C., o que pôde ser afirmado a partir das decorações. Além disso, segundo Long Zhen, diretor do Instituto Arqueológico da Cidade Antiga de Jinyang, o estilo artístico é similar às pinturas na tumba de Wang Shenzi, fundador do estado dinástico de Min.

Decorações

Conforme descrito pelo Instituto Provincial de Arqueologia de Shanxi, o teto e as paredes da tumba são decorados com murais pintados com cores vibrantes, com tons de branco, vermelho, amarelo, preto, verde e laranja. Já ao longo do acesso do túmulo, é possível ver um portal decorado com vários desenhos botânicos em espiral, e a representação de um par de figuras vestidas com túnicas, que provavelmente seriam "guardiões" do túmulo.

Além disso, uma passagem que leva à câmara funerária principal possui um teto cônico, com a representação de quatro animais importantes na mitologia chinesa, entre eles um dragão e o que provavelmente é uma fênix. Em suas paredes, ainda, há uma série de painéis adornados com grossas fitas vermelhas, que ilustram elementos da vida diária daquela época, com pessoas passeando em campos e folhagens.

Em um dos painéis, é possível ver cenas demonstrando o funcionamento de um moedor de pedra, e várias outras ferramentas como um moinho de pedra, produção de bolas de massa, uso de um pilão, retirada de água de um poço e lavagem de roupas em uma bacia.

Imagens representadas na tumba / Crédito: Divulgação/Shanxi Provincial Institute of Archaeology

Por fim, também é descrito um painel com uma mulher com um vestido, seguida por um homem que conduz quatro cavalos e um camelo. Embora pareça estranha a ideia de camelos na China, visto que não são animais nativos de lá, representações do tipo são comuns em várias cenas de tumbas e esculturas chinesas.