Equipe do filme 'Pureza' e entidades fizeram parceria nas redes sociais para fazer alerta a sociedade
A equipe do filme 'Pureza', que será lançado em solo brasileiro, fez uma parceria com mais de 85 entidades para chamar atenção a um problema que muitos ainda ignoram: o trabalho escravo no Brasil.
Pensando nisso, nesta sexta-feira, 13, a grande corrente contou a mobilização de entidades e internautas com o uso das hashtags '#NaoAoTrabalhoEscravo' e '#SomosTodosPureza', acompanhada por textos que apontam as gravidades da questão em solo brasileiro.
O filme, que será lançado em breve nos cinemas brasileiros, retrata a emocionante história da maranhense Pureza Lopes Loyola. Em Londres, ela recebeu o Prêmio Anti-Escravidão da Anti-Slavery International.
A sua história inspira muitos desde a década de 1990, quando moveu esforços em uma incessante missão à procura de seu filho mais novo, Antônio Abel, que estava desaparecido há um mês.
No entanto, a busca pelo filho tomou proporções assustadoras quando a mãe percebeu, em meio a sua jornada pelas fazendas da região Norte do país, as condições às quais se sujeitavam muitos trabalhadores, que configura trabalho escravo.
Pureza, que trabalhou como oleira, se tornou um grande símbolo, e passou a buscar o auxílio das autoridades para encontrar o filho e denunciou os crimes que presenciara em sua missão inspiradora.
Confira abaixo os Tweets que resultaram na corrente.
É preciso superar essa mácula, @OxfamBrasil ! #naoaotrabalhoescravo#SomosTodosPurezahttps://t.co/g1KPCG4cR5
— Jônatas Andrade (@jonatasandrade) May 13, 2022
Reforma trabalhista que tira direitos dos trabalhadores compactua com a escravidão, pois há um ciclo no uso da mão de obra escrava: muitas vezes os trabalhadores escravizados se veem novamente na mesma situação, mesmo depois de resgatados. #NaoAoTrabalhoEscravo#SomosTodosPurezapic.twitter.com/5mIHQg3dSX
— Mochileira vacinada 🇱🇷 (@sb_andreia) May 13, 2022
19 de maio, nos cinemas! #SomosTodosPureza#naoaotrabalhoescravohttps://t.co/KEY7eOAZuG
— Jônatas Andrade (@jonatasandrade) May 13, 2022
O longa "Pureza" mostra Dira Paes vivendo a personagem que se embrenhou em fazendas e combateu um cruel sistema de aliciamento e cárcere de trabalhadores rurais.
— CineBuzz (@cinebuzzbr) May 13, 2022
Confira fotos exclusivas dos bastidores em:#NaoAoTrabalhoEscravo#SomosTodosPurezahttps://t.co/Rj5MdZGKkR
Você sabia que em pleno 2022 ainda existe trabalho escravo?
— Luana Siqueira (@Luanangelua) May 13, 2022
Triste realidade!
Nos ajude a mudar esse cenário!#NaoAoTrabalhoEscravo#SomosTodosPureza#PurezaOFilme
No filme, Pureza é cozinheira em uma fazenda na Amazônia. Cerca de 70% das mulheres resgatadas do trabalho escravo são trabalhadoras rurais. #NaoAoTrabalhoEscravo#SomosTodosPureza
— Edilson José Gabriel (@EdilsonJoseGabr) May 13, 2022
Jornada exaustiva é trabalho escravo: o trabalhador é submetido a esforço excessivo ou sobrecarga de trabalho que acarreta a danos à sua saúde ou risco de vida #NaoAoTrabalhoEscravo#SomosTodosPureza
— GAYA Filmes (@gayafilmes) May 13, 2022