Torcedor fez gesto racista contra jogador do time adversário durante partida ocorrida no último sábado, 30, na Inglaterra
Um torcedor de futebol britânico, acusado de racismo contra um jogador adversário, faleceu um dia após o incidente, informou a polícia. Durante uma partida entre Chester FC e Warrington Town, no sábado, um vídeo amplamente compartilhado nas redes sociais mostra o torcedor fazendo um gesto que imita um macaco em direção a Bohan Dixon, jogador do Warrington, enquanto o time comemorava um gol.
O Chester FC expressou indignação e consternação com o caso, afirmando em comunicado no domingo que havia obtido evidências em vídeo e identificado o responsável. O clube reportou o incidente à Polícia de Cheshire e à Federação Inglesa de Futebol (FA). No entanto, menos de 24 horas depois, o clube anunciou que o indivíduo em questão havia falecido.
Em uma publicação na rede social X, o clube declarou: "É com tristeza que o Chester FC foi informado da trágica morte do indivíduo envolvido. Desativamos os comentários por respeito e os pensamentos imediatos de todos no clube estão com sua família e amigos." As informações são do portal Independent.
A polícia de Cheshire confirmou que o homem seria interrogado posteriormente sobre o incidente, mas faleceu em um endereço em Flint, no norte do País de Gales, no domingo, 1º de dezembro. As autoridades descartaram circunstâncias suspeitas na morte e encaminharam o caso ao Escritório Independente para Conduta Policial (IOPC), conforme o protocolo padrão.
"O Chester FC condena todas as formas de discriminação e abuso de qualquer tipo não será tolerado. O racismo não tem lugar no esporte ou na sociedade, e qualquer pessoa que tenha exibido tal comportamento receberá uma proibição indefinida de assistir às partidas", afirmou o clube.
O jogo, que terminou empatado em 1 a 1 pela Liga Nacional Norte, foi marcado ainda por outros comportamentos apontados pelo clube como inaceitáveis, como uso de pirotecnia e arremesso objetos. O resultado manteve o Chester FC na 7ª posição do campeonato e deixou o Warrington Town em 18º.