Distrito construído por Henry Ford no meio da Amazônia foi abandonado na década de 1940
O Ministério Público Federal (MPF) no Pará emitiu uma recomendação ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para que proceda com o tombamento do distrito de Fordlândia, localizado no município de Aveiro, na Amazônia. Segundo as autoridades, a falta de ação dos órgãos responsáveis na preservação desse patrimônio cultural tem ameaçado sua conservação.
Na década de 1920, o empresário Henry Ford empreendeu um ambicioso projeto na região amazônica conhecido como Fordlândia, destinado a suprir a demanda de borracha para a fabricação de pneus de automóveis. A cidade planejada foi inaugurada em 1928, mas, na década de 1940, foi abandonada.
Durante mais de uma década, a cidade abrigou os funcionários de Henry Ford envolvidos na extração e produção de borracha para o abastecimento da fábrica da Ford nos EUA.
De acordo com o portal de notícias UOL, o processo de tombamento tem se arrastado por 30 anos e depende da deliberação do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, que ainda está em fase de formação. O MPF pressionou o Iphan a cumprir a decisão de tombamento, mas o prazo estabelecido não foi atendido devido à falta de membros efetivos no Conselho Consultivo.
O MPF agora pede que, com a criação do Conselho Consultivo, seja estabelecido um calendário para revisar o processo de tombamento do distrito de Fordlândia. Os órgãos envolvidos têm 45 dias para viabilizar o Conselho ou enfrentar possíveis ações judiciais.