Ao menos nove pessoas morreram e centenas ficaram feridas após tremores ocorridos na noite de ontem, terça-feira, 2
Ontem à noite, 2, no horário brasileiro, uma região próxima a Taiwan foi atingida por um terremoto de magnitude 7,5, segundo informações das autoridades locais. Ao menos nove pessoas morreram e centenas ficaram feridas.
O tremor foi detectado pela agência meteorológica japonesa às 8h58, horário local, sendo a Ilha Yonaguni a área onde sua intensidade foi mais sentida.
Equipes de resgate estão em busca de sobreviventes. O governo taiwanês relatou que três das nove vítimas foram esmagadas por pedras em deslizamentos de terra no condado de Hualien, epicentro do tremor. As autoridades também destacaram que um grupo de 50 pessoas desapareceu enquanto se dirigia a um parque nacional, e um motorista de caminhão morreu em um deslizamento de terra próximo a um túnel.
De acordo com o portal UOL, a presidente Tsai Ing-wen pediu a coordenação dos serviços de socorro em todo o país e convocou as Forças Armadas para auxiliar nos esforços de emergência.
Os arredores do epicentro foram os mais afetados, com mais de 800 feridos, de acordo com estimativas do governo taiwanês. As equipes de resgate estão trabalhando para libertar pessoas presas em estruturas colapsadas, incluindo 77 presas sob escombros, sendo 60 delas em um túnel e outras em edifícios em Hualien.
Este terremoto foi o mais intenso a atingir Taiwan em 25 anos, conforme declarou Wu Chien-fu, diretor do Centro Sismológico de Taiwan, referindo-se ao terremoto de magnitude 7,6 ocorrido em setembro de 1999, que causou a morte de 2.400 pessoas.