Norte-americano encontrou a obra na residência que herdou de sua tia-avó — uma colecionadora de arte
Segundo repercutido pelo Correio Braziliense na última quinta-feira, 15, um homem nos Estados Unidos encontrou o que parecia ser um quadro original do célebre Pablo Picasso no sótão de uma casa que lhe foi deixada pela tia-avó. O local havia permanecido fechado durante as últimas cinco décadas.
A pintura foi leiloada no fim do mês passado por uma quantia equivalente a 765 mil reais, todavia ainda precisa ser avaliada pela Administração Picasso para que se confirme que é mesmo uma obra autêntica.
O vendedor, que preferiu manter-se anônimo, revelou que sua tia-avó era uma colecionadora de peças de arte raras, muitas adquiridas durante o período que estudou na Europa, na década de 1920. O sótão de sua casa continha ainda outros quadros, além daquele que é assinado por Picasso.
Segundo foi estimado, a pintura encontrada, que apresenta uma data de 1919, seria um esboço da famosa obra “Le Tricorne”, que é a maior do artista em termos de dimensões físicas.
Ainda de acordo com o Correio Braziliense, o comprador do quadro terá um prazo de 240 dias para conseguir provar para os especialistas da Administração Picasso que a peça é realmente aquilo que promete ser.
Caso os membros da organização concluam que se trata de uma falsificação, ele terá a chance de devolver a pintura para a casa de leilões, tendo o valor dela reembolsado.
A princípio, todavia, o quadro parece ter boas chances de ser um original, uma vez que é uma obra única, e não uma cópia de alguma outra peça do pintor.