Cerca de 100 mil pessoas morreram no local durante massacre ocorrido na Segunda Guerra Mundial
A quarta temporada de Stranger Things estreou na última sexta-feira, 27, e levou os fãs da série à loucura. Com ela, muitos personagens novos surgiram e também algumas perguntas que ficaram sem respostas acabaram sendo solucionadas.
Talvez a principal delas foi sobre o paradeiro do chefe de polícia Jim Hooper, que descobrimos não ter morrido ao fim temporada passada, mas sim que ele foi capturado pelos russos e enviado a um presídio ultrassecreto no país.
O que poucos sabem, porém, é que a locação não foi feita em um cenário especialmente para a série, afinal, as gravações aconteceram em uma prisão usada pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.
Segundo matéria publicada pelo Yahoo! Entertainment, as filmagens com as cenas de Hooper aconteceram na Prisão Lukiškės, que fica em Vilnius, na Lituânia. O espaço foi construído no início do século 20 com o intuito de abrigar criminosos e presos políticos.
Porém, quando o país foi invadido pela Alemanha nazista em 1941, a Gestapo e os Saugumas — como a polícia lituana era conhecida — usaram o local para aprisionar judeus que eram retirados do Gueto de Vilna. A maioria deles acabou sendo executada durante o massacre de Ponary; quando cerca de 100 mil pessoas morreram.
De acordo com o Yahoo!, a prisão só encerrou suas atividades em 2019 e, desde então, passou por uma grande reforma. O local foi redecorado com peças dos anos 1980 e convertido em um Airbnb.