Steven Spielberg, renomado diretor de cinema, revelou arrependimento durante produção de 'E.T. O Extraterrestre'; confira!
Éric Moreira sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 27/04/2023, às 08h42 - Atualizado às 08h43
Não é nem mesmo necessário ser um grande fã de cinema para conhecer o nome de Steven Spielberg e, ainda mais, reconhecê-lo como um dos mais influentes cineastas da atualidade. Porém, mesmo dirigindo franquias tão aclamadas, como 'Jurassic Park' e 'Indiana Jones', ele acredita que um de seus mais célebras filmes, 'E.T. O Extraterrestre' sofre com uma decisão que tomou na época de sua filmagem, conforme revelou em entrevista recente.
Lançado no dia 25 de dezembro de 1982 nos cinemas brasileiros, o filme foi mencionado pelo diretor durante participação no TIME100 Summit, na última terça-feira, 25, em Nova York. No evento, ele lembrou ter decidido, na época em que produzira 'E.T.', mudar o equipamento utilizado por agentes federais durante abordagem às crianças protagonistas em uma das cenas; originalmente, eles usariam armas e walkie-talkies.
Foi um erro [retirar as armas de fogo do filme]. Eu nunca deveria ter feito isso", afirmou o cineasta Steven Spielberg durante fala no evento. "Porque 'E.T.' é um produto de sua época, e nenhum filme deve ser revisado com base nas lentes que agora somos voluntariamente ou forçados a observar."
Ele ainda acrescenta a informação com uma espécie de conselho a novos diretores, conforme repercutido pela Rolling Stone Brasil: "Eu nunca deveria ter mexido no arquivo do meu próprio trabalho e não recomendo que ninguém faça isso. Todos os nossos filmes são uma espécie de medição ou poste lateral de onde estávamos quando os fizemos."
Um dos filmes mais marcantes da carreira cinematográfica de Steven Spielberg, 'E.T. O Extraterrestre' já levou muita gente aos prantos, apesar das críticas do diretor.
Estrelado por Henry Thomas (Elliot), Drew Barrymore (Gertie), Robert MacNaughton (Michael), Dee Wallace (Mary), Peter Coyote (Keys) e C. Thomas Howell (Tyler), o longa recebeu nove indicações ao Oscar, incluindo a de Melhor Filme, tendo vencido em quatro delas — Melhor Trilha Sonora, Melhor Mixagem de Som, Melhor Edição de Som e Melhores Efeitos Visuais.
De acordo com a sinopse, a trama acompanha quando "o garoto Elliot faz amizade com um pequeno alienígena inofensivo que está bem longe do seu planeta. Ele decide manter a adorável criatura em segredo e em casa após apresentá-la aos irmãos". Confira o trailer: