Warren Upton tinha apenas 22 anos quando aviões japoneses começaram a bombardear a base naval de Pearl Harbor — ataque que levou os EUA à 2ª Guerra
Mais velho sobrevivente vivo do ataque japonês a Pearl Harbor, em 1941, Warren Upton morreu aos 105 anos. Conforme repercutido pelo NY Post, Upton era o último sobrevivente do USS Utah — couraçado operado pela Marinha dos Estados Unidos.
Segundo Kathleen Farley, presidente estadual da Califórnia dos Filhos e Filhas dos Sobreviventes de Pearl Harbor, a morte de Warren Upton ocorreu na última quarta-feira de Natal, 25, em um hospital em Los Gatos, Califórnia. O veterano sofreu um surto de pneumonia.
O USS Utah, um navio de guerra, estava atracado em Pearl Harbor quando aviões japoneses começaram a bombardear a base naval do Havaí nas primeiras horas de 7 de dezembro de 1941. O ataque levou os EUA à Segunda Guerra Mundial.
Em 2020, Upton foi entrevistado pela Associated Press, dando mais detalhes sobre o episódio. Segundo seus relatos, ele estava se preparando para fazer a barba quando sentiu o primeiro torpedo atingir o Utah. Ele lembrou que ninguém a bordo sabia o que fazia o navio tremer até o segundo torpedo atingir o navio — que começou a inclinar e virar.
Então com 22 anos, Upton nadou até a costa da Ilha Ford, onde pulou em uma trincheira para evitar os aviões japoneses que metralhavam a área. Ele ficou no local por cerca de 30 minutos, até que um caminhão chegasse para levá-lo até um local seguro.
O veterano disse que jamais se importava em falar o que aconteceu durante o ataque, apontando que sua maior chateação era continuar perdendo companheiros do ataque ao longo dos anos.
Até 2020, apenas três tripulantes do Utah ainda estavam vivos (incluindo ele). Contando de uma forma geral, após a morte de Upton, agora restam apenas 15 sobreviventes vivos do ataque à Pearl Harbor.
Leia também:Sobrevivente do bombardeio de Pearl Harbor morre aos 100 anos