Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Sítio arqueológico

Sítio arqueológico é descoberto no Rio Grande do Sul após fortes chuvas

Chuvas que inundaram o Rio Grande do Sul em maio revelaram o que pode ser um dos maiores sítios arqueológicos já encontrados no estado

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 24/07/2024, às 10h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Chuvas revelaram sítio arqueológico - Divulgação/UFMS
Chuvas revelaram sítio arqueológico - Divulgação/UFMS

As fortes chuvas que inundaram o Rio Grande do Sul no mês de maio revelaram um sítio arqueológico no município Dona Francisca, o qual pode ser um dos maiores já encontrados no estado. A identificação foi realizada por arqueólogos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no dia 12 de junho.

De acordo com o portal O Globo, o local foi habitado por indígenas guaranis e grupos caçadores, coletores e pescadores até dez mil anos atrás. A descoberta se deu quando agricultores se depararam com pedaços de cerâmicas e pedras lascadas, acionando as autoridades logo em seguida.

Antigos moradores

Os estudiosos estimam que a região tenha abrigado uma comunidade de cerca de 300 guaranis há cinco mil anos, que se estabeleceu ali após migrar da Amazônia em busca de uma floresta úmida e quente ao longo dos grandes rios do Sul. A aldeia se destacava pela horticultura, manejo dos recursos naturais e uma técnica distinta de produção de cerâmica.

As pedras lascadas encontradas pelos moradores indicam que grupos de caçadores-coletores viveram na região há até dez mil anos. Esses artefatos eram usados para afiar lanças e criar objetos cortantes.

*Errata: Na realidade, se trata de uma pesquisa feita pela Universidade Federal de Santa Maria. O conteúdo foi atualizado.