Desenvolvida por arqueólogos australianos, inovação tecnológica permite uma viagem imersiva nos destroços subaquáticos do Milkmaid
Com uso de tecnologias inovadoras, experiência possibilita explorar um naufrágio holandês ocorrido há 360 anos. É o mais recente trabalho de uma equipe de arqueólogos australianos de Flinders, associados à Universidade da Islândia, que criaram uma simulação em 360 graus do navio Milkmaid, desaparecido após uma tempestade no século 17 e encontrado somente em 1992, por Erlendur Guomundsson e Saevar Árnason.
Os consumidores dessa nova experiência farão um mergulho virtual de três minutos nos escombros submarinos, ambientado num cenário hiperdetalhado. O projeto foi criado em comemoração ao aniversário de achado do navio, ocorrido três séculos após seu naufrágio, que é o mais antigo conhecido ocorrido na Islândia.
“O significado deste naufrágio é enorme para a Islândia", afirma Kevin Martin, candidato a PhD na Universidade da Islândia. “Como é um dos mais antigos destroços históricos conhecidos nesta parte do mundo, ilumina um período fascinante da história da Islândia, quando a Dinamarca governou a Ilha e teve monopólio comercial por um período de 200 anos”.
“O financiamento da Embaixada do Reino da Holanda em Canberra me permitiu viajar da Austrália para a Holanda para fazer uma digitalização em 3D de um modelo raro de navio do século 17, servindo de base para a reconstrução mais autêntica possível do navio. Nós até baseamos a pintura da popa em uma pintura holandesa contemporânea real, a famosa ‘Milkmaid' de Vermeer, pintada de apenas um ano antes de o navio ser destruído”, relatou John McCarthy, da Universidade de Flinders.
Conheça outros naufrágios da História:
1. Naufrágios, de Akira Yoshimura (2003) - https://amzn.to/2P9WtR2
2. O naufragio de Vicente Sodré, de Manuel Pinheiro Chagas (2019) - https://amzn.to/35WGFqy
3. Futilidade ou O Naufrágio do Titã, de