José Anselmo infiltrou-se em grupos de guerrilheiros a mando dos militares, sendo responsável pela tortura e morte de muitos
A série documental brasileira "Em Busca de Anselmo", que fala sobre as muitas narrativas contraditórias que cercam a vida do militar José Anselmo, estreará na HBO nesta terça-feira, 12, às 20h.
O homem é conhecido por ter se infiltrado em guerrilhas clandestinas de esquerda durante a ditadura militar, realizando inúmeras delações. Assim, Cabo Anselmo contribuiu de forma direta para a tortura e morte de muitos brasileiros durante esse período sombrio de nossa história.
A impactante produção audiovisual entrevista o próprio delator, assim como pessoas de esquerda que o conheceram na época em que ele atuava como agente duplo. O militar morreu em março de 2022, aos 80 anos de idade, o que levou o lançamento da série, que já estava pronta desde 2018, a ser adiantado.
"Ele é um personagem central, num determinado período da história do Brasil, uma história mal contada, que morreu impune, com um monte de informações que poderia esclarecer a morte e o desaparecimento forçado de um monte gente", declarou Carlos Alberto Júnior, o diretor da produção, em entrevista ao UOL.
Confira abaixo o teaser de "Em Busca de Anselmo":