Fala se deu durante evento que comemora aniversário da Guerra da Coreia
O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, declarou nesta quarta-feira, 27, que seu país está pronto para mobilizar seu arsenal de guerra nuclear. A fala se deu durante discurso em um evento que comemorava o aniversário da Guerra da Coreia (1950-1953).
Segundo informações da BBC, Kim ainda enfatizou, na ocasião, que o país está "totalmente pronto para qualquer confronto militar" com os EUA.
Autoridades americanas acreditam que Pyongyang esteja preparando um novo teste nuclear. O mais recente realizado pela Coreia do Norte se deu no ano de 2017.
Todos os anos a Coreia do Norte celebra o "Dia da Vitória", mesmo que a Guerra da Coreia tenha, na verdade, terminado em trégua. As comemorações contam com fogos de artifício, danças e desfiles militares.
Kim declarou, em seu discurso, que as ameaças nucleares dos EUA exigem que o país asiático cumpra a "tarefa histórica urgente" de fortalecer sua defesa. Ele também afirmou durante a celebração que os EUA distorcem os exercícios militares regulares da Coreia do Norte, classificando-os como provocações.
Conforme a fonte, o líder norte-coreano ainda declarou que, caso a Coreia do Sul decida realizar ataques preventivos contra o Norte, tanto o governo quanto os militares do presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, serão "dizimados".
+O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.