Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Santa Catarina registra neve neste fim de semana; veja vídeo!

Com a chegada de uma massa de ar polar na região Sul, a cidade de São Joaquim, em Santa Catarina, registrou neve neste fim de semana

Luiza Lopes, sob supervisão de Éric Moreira Publicado em 12/08/2024, às 10h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vídeo registra neve na cidade de São Joaquim, em Santa Catarina - Reprodução/Vídeo/X/@raphaelfaraco
Vídeo registra neve na cidade de São Joaquim, em Santa Catarina - Reprodução/Vídeo/X/@raphaelfaraco

No fim de semana, a cidade de São Joaquim, em Santa Catarina, registrou neve. Com a chegada de uma massa de ar polar nos próximos dias, o frio deve persistir nos estados da Região Sul, segundo o MetSul. Embora as chances sejam pequenas, novas ocorrências de neve ainda são possíveis.

A neve em São Joaquim, localizada na Serra Catarinense, começou por volta das 23h de sexta-feira. O clima na região permanece gelado, com a cidade registrando temperaturas de −2,6 °C na manhã deste domingo, 11, segundo o Globo.

Temperaturas negativas

No sábado, outras regiões também enfrentaram temperaturas negativas, como Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, com −1,7 °C; e Castro, no Paraná, com −1,2 °C. O frio também foi sentido em estados como Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais.

De acordo com o MetSul, nos próximos dias, um ciclone extratropical sobre o Oceano Atlântico trará uma nova frente fria para o continente. Esse ar polar poderá gerar rajadas de vento de até 70 km/h no Rio Grande do Sul.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de "Perigo Potencial" e "Perigo" para toda a Região Sul, parte do Sudeste (São Paulo e Minas Gerais) e do Centro-Oeste (Mato Grosso do Sul e Goiás).

Esses avisos destacam o declínio das temperaturas, que podem cair até 5ºC no Paraná, sul de São Paulo e Mato Grosso do Sul, além de indicar a possibilidade de geada, que pode atingir o sul de Minas Gerais e Goiás.