A construção de 2 mil anos estava próxima de um cemitério repleto de artefatos curiosos
Em Chapelle-des-Fougeretz, uma comuna francesa, uma escavação arqueológica realizada pelo Instituto Nacional de Pesquisa Arqueológica da França (INRAP) trouxe à superfície um santuário romano dedicado ao culto de Marte, o deus da guerra, que remonta há 2 mil anos.
Dentro da construção, foram encontradas várias armas deixadas no local como forma de oferenda à entidade divina, como 12 espadas de ferro, 4 facas de poda, várias pontas de lança e até mesmo uma foice que provavelmente pertenceram a soldados do império.
Nas proximidades dessas ruínas, estavam ainda uma casa de banhos e um cemitério com cerca de 40 sepulturas que teria sido usado entre os séculos 3 e 4, de acordo com as estimativas dos pesquisadores.
Vale mencionar que, conforme informado pelo News Observer, os túmulos da necrópole se encontravam vazios. Isso pois os esqueletosque um dia repousaram ali teriam se dissolvido devido à acidez do solo presente na região.
Assim, os arqueólogos precisaram se contentar em escavar os pertences pessoais com os quais os indivíduos foram enterrados, dos quais é possível citar peças de cerâmica, pulseiras de prata, contas decorativas, alfinetes, um punhal, uma fivela de cinto, um arreio de cavalo e as solas de um sapato (os calçados em si não teriam sobrevivido à ação do tempo).
Após a exploração arqueológica do local, o time de especialistas irá analisar os artefatos descobertos em laboratório. Ainda segundo o News Observer, eles desenterraram mais de 700 itens históricos.