Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Astronomia

Saiba como observar cometa raro que brilhará no céu esta semana

Cometa 13P/Olbers: Fenômeno astronômico raro poderá ser observado com maior intensidade no próximo sábado, 6

Gabriel Marin de Oliveira Publicado em 04/07/2024, às 19h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cometa 13P/Olbers - Foto: Dan Bartlett
Cometa 13P/Olbers - Foto: Dan Bartlett

Estará visível no céu noturno neste sábado, 6, o cometa 13P/Olbers. O ciclo de aparição deste se repete a cada 69 anos, caracterizando-o como um fenômeno periódico e fascinante. Sua última passagem pela Terra ocorreu em 1956.

Identificado pela primeira vez em 1815 pelo astrônomo alemão Heinrich Wilhelm Olbers, o 13P/Olbers é composto de gelo, rocha e poeira. Embora seja classificado pela NASA como um “asteroide próximo à Terra”, não há risco de colisão com o planeta, conforme os cientistas.

Para observar o 13P/Olbers, é ideal estar em um local escuro, com poucas luzes artificiais e um horizonte limpo, já que aparecerá baixo no céu. Embora o cometa possa ser visto a olho nu em condições ideais, é recomendado o uso de binóculos ou um pequeno telescópio.

O astro alcançará seu brilho máximo no dia 6 de julho, mas continuará visível durante todo o mês. Ele surgirá sobre a constelação de Lince, visível no Brasil apenas algumas horas após o crepúsculo. Para localizá-lo, olhe na direção noroeste, próximo ao horizonte, logo após o pôr-do-sol.

Segundo a CNN, o horário exato para a observação do cometa varia conforme a região do Brasil devido à diferença no pôr-do-sol. Observadores nas regiões norte e nordeste terão melhores chances de visibilidade.


*Sob supervisão;