Fenômeno astronômico que ocorre ao longo deste fim de semana terá pico durante a madrugada da próxima segunda-feira, 12
Um impressionante fenômeno astronômico que ocorre ao longo deste fim de semana atinge seu pico na madrugada da próxima segunda-feira, 12 de agosto: a chuva de meteorosPerseidas, que estará visível no céu noturno em quase todo o Brasil, com exceção do Rio Grande do Sul.
Uma chuva de meteoros acontece quando a Terra passa por uma região repleta de detritos de cometas. Esses fragmentos entram na atmosfera a alta velocidade, queimando e deixando um rastro luminoso, conhecido como “estrelas cadentes”.
As Perseidas, visíveis anualmente nesta época, são compostas por fragmentos do cometa Swift-Tuttle. Elas recebem esse nome devido à constelação de Perseu, que é a área do céu onde o fenômeno parece se originar.
De acordo com informações do portal CNN, o horário ideal para observar a chuva de meteoros é entre 4h e 5h da manhã. Embora o pico seja na segunda-feira, também é possível ver os meteoros alguns dias antes e depois.
Para uma observação ideal, encontre um local escuro e isolado, longe das luzes urbanas. Seus olhos podem levar de 15 a 20 minutos para se acostumar com a escuridão, então evite usar o celular, pois a luz da tela pode prejudicar a visão. Leve um cobertor ou uma cadeira confortável, pois a observação pode exigir algum tempo de espera.
Deite-se no chão e olhe para o céu. Use um mapa interativo disponível em aplicativos de astronomia para localizar o radiante. Embora os meteoros se originem do radiante, eles podem ser vistos em qualquer parte do céu. Quanto mais alto o radiante estiver acima do horizonte, mais meteoros você poderá observar.