Tribunal russo multou a enciclopédia online, Wikipedia, nesta terça-feira, 1º
Um tribunal russo multou, nesta terça-feira, 1º, o proprietário da Wikipedia, em virtude de dois textos divulgados na enciclopédia online sobre a ofensiva da Rússia na Ucrânia.
Conforme repercutido nos veículos midiáticos do país, a Fundação Wikimedia foi condenada a pagar 2 milhões de rublos, aproximadamente R$154 mil, pois, segundo o tribunal, eles não removeram dois artigos que continham "informações falsas" sobre os ataques dos russos aos ucranianos do ar.
Após a multa, Vladimir Medeiko, que ocupa o cargo de diretor da Fundação Wikimedia, declarou que a decisão da corte "será contestada na Justiça" e que os textos não serão removidos da página.
Desde o início das invasões, que começaram em fevereiro deste ano, essa se tornou a terceira multa contra à Fundação na Rússia.
Segundo informações do UOL, o Google teve que pagar 360 milhões de euros por não ter retirado alguns vídeos que serviam como crítica aos ataques de Moscou em Kiev do YouTube e, algumas redes sociais como: Twitter, Instagram e Facebook, foram bloqueados na Rússia.
A Wikipédia quase se juntou a lista de sites bloqueados no país em 2015, em virtude de um texto falando sobre charas, uma diversidade do cannabis, produzido no norte da Índia. De acordo com as leis da Rússia, as divulgações online estimulando o uso de narcóticos é proibido no país.