A Rússia também anunciou sanções a mais 23 americanos como retaliação
A guerra entre Rússia e Ucrânia já dura mais de 6 meses e tem ocasionado diversas reações em todo o mundo. Desde a saída de empresas ocidentais nos dois países, a relação com essa parte do planeta se estremeceu, economicamente e politicamente.
Como um fato decorrente disso, nesta segunda-feira, 5, a Rússia impôs sanções contra 25 cidadãos dos Estados Unidos, como forma de retaliação por medidas análogas adotadas pelo governo americano. Dentre eles, estão os atores Sean Penn e Ben Stiller.
"Como resposta às crescentes sanções pessoais contra cidadãos russos pela gestão Joe Biden, uma proibição permanente de entrar na Federação Russa foi imposta contra membros do Congresso dos EUA, oficiais de alto escalão, empresários e figuras culturais", disse o Ministério das Relações Exteriores de Moscou.
Durante a invasão russa, tanto Ben quanto Sean visitaram a Ucrânia e se reuniram com o presidente Volodymyr Zelensky. Inclusive, Penn está filmando um documentário sobre a guerra e já revelou ter considerado se unir à resistência ucraniana.
Segundo informações da ANSA, via Uol, o Kremlin já tinha sancionado 25 americanos, em junho, que foram acusados de promover campanhas de “russofobia”. Nessa lista de nomes, parentes de Joe Biden, presidente americano, estavam inclusos.