Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Rússia

Rússia fala em retorno da Guerra Fria após decisão dos EUA e Alemanha

Declaração realizada na quinta-feira, 11, destacou que estratégia estabelecida pelos EUA deve resultar em um confronto semelhante à Guerra Fria

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 13/07/2024, às 07h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O presidente russo Vladimir Putin - Getty Images
O presidente russo Vladimir Putin - Getty Images

O Kremlin afirmou, em declaração realizada na quinta-feira, 11, que o plano dos Estados Unidos de instalar periodicamente mísseis de longo alcance na Alemanha deve resultar em um confronto semelhante à Guerra Fria, ocorrida entre a Rússia e o Ocidente.

"Estamos dando passos firmes em direção à Guerra Fria. Todos os atributos da Guerra Fria com uma confrontação direta estão retornando", disse Dmitry Peskov, porta-voz da presidência, a um repórter da TV estatal.

Novos mísseis

Segundo informações da AFP, a Casa Branca anunciou na última quarta-feira que, a partir de 2026, os Estados Unidos deverão implantar novos mísseis na Alemanha para fins de dissuasão. Esses mísseis, diz a fonte, terão um alcance maior do que aqueles atualmente instalados por Washington na Europa.

Liderados pelos Estados Unidos, os países da aliança militar reforçaram suas defesas na Europa em meio a guerra russo-ucraniana, iniciada em 2022. "Tudo isso está sendo feito para garantir nossa derrota estratégica no campo de batalha", declarou Peskov.

Isso não é motivo para pessimismo, pelo contrário, é motivo para nos unirmos e usarmos todo o nosso enorme potencial para alcançar todos os objetivos que estabelecemos no âmbito da operação militar especial na Ucrânia", prosseguiu.