Modelo em 3D da Roma Antiga permite vislumbrar quão impressionante era antiga civilização em seu apogeu; confira!
Entusiastas de História de todo o mundo já se depararam imaginando, pelo menos uma vez, em como seria caminhar pelas cidades de algumas das antigas civilizações que o mundo já teve. E recentemente foi lançada uma nova reconstrução digital em 3D de um dos Estados mais importantes de toda a humanidade, que permite sobrevoá-lo e conhecer ainda melhor sua construção: a Roma Antiga.
O modelo digital, chamado 'Rome Reborn: Flight over Ancient Rome', foi apresentado pela empresa de tecnologia educacional Flyover Zone. Nele, é possível se ter uma visão panorâmica de vários locais famosos e conhecidos até hoje da Roma Antiga, como o Coliseu, o Panteão, as Termas de Caracalla e o Fórum Romano, todos em seu pleno auge, antes da capital de Roma ser transferida para Constantinopla (atual Istambul, na Turquia), que precedeu a queda do império.
Rome Reborn 4.0, our digital reconstruction of ancient Rome, is finally available to the public! Stunningly realistic & scientifically accurate, Rome Reborn 4.0 can be experienced by taking our latest virtual tour, "Flight over Ancient Rome," on the Yorescape platform! pic.twitter.com/q5e4J631Qg
— Flyover Zone | virtual tourism (@flyover_zone) November 8, 2023
De acordo com o Live Science, em seu auge Roma teve uma população estimada em 1 milhão de habitantes, o que fazia dela a cidade mais populosa de toda a Europa, na época. Espalhados ao longo de 13,7 quilômetros quadrados, haviam construídos aproximadamente 7 mil edifícios e outros monumentos únicos, que podem ser vistos na reconstrução em 3D.
Arqueólogo digital da Escola Luddy de Informática, Computação e Engenharia da Universidade de Indiana, Bernard Frischer é o homem por trás do projeto, que é construído ao longo de décadas. A ideia surgiu em 1974, quando viu um modelo físico da Roma Antiga no Museu da Civilização Romana.
Para a realização, Frischer trabalhou com arqueólogos e historiadores, que auxiliaram para garantir que a réplica digital fosse precisa, além de consultar diversos textos históricos que documentavam como era a capital do Império Romano em meados do século 4. Também trabalhou com os engenheiros responsáveis pela maquete que viu em 1974, que serviu como base para a versão virtual.
Experience Rome Reborn 4.0 by taking the stunning & scientifically accurate virtual tour "Flight Over Ancient Rome" on Yorescape, which runs on mobile and PC. To celebrate the launch of this new virtual tour, we are giving you one week of free access: https://t.co/BMqq36TMPOpic.twitter.com/AaHfzCCn46
— Flyover Zone | virtual tourism (@flyover_zone) November 6, 2023
Olhei plantas antigas e fotografias de ruínas e juntei tudo", afirmou Fisher ao WordsSideKick.com. "Eu queria ter uma visualização para que as pessoas soubessem como seria a cidade instantaneamente. Em duas horas de exploração, as pessoas hoje saberão mais do que um estudante de doutorado saberia na década de 1970."
A primeira versão de 'Rome Reborn', no caso, foi lançada há mais de uma década, em 2007, passando por atualizações em 2008 e, depois, em 2018. Na quarta e mais recente versão, lançada na última quarta-feira, 8, foram acrescidas recriações e atualizações de alguns monumentos famosos, como as Termas de Caracalla, os templos do Monte Capitolino, o Estádio de Domiciano (atual Piazza Navona) e os teatros de Balbo, Marcelo e Pompeu, o Grande.
+ A história do Império Romano contada por meio das vitórias: conheça a obra 'Em Nome de Roma'
A mais nova versão de 'Rome Reborn: Flight over Ancient Rome' atualmente está disponível para download no site Yorescape.com. Normalmente, a assinatura custa cerca de US$ 50 (R$ 245, na cotação atual), entretanto, um teste gratuito por uma semana está disponibilizado após o lançamento recente.
On Wednesday, November 8, Flyover Zone is releasing Rome Reborn 4.0, our digital reconstruction of ancient Rome! Take our new virtual tour, "Flight over Ancient Rome" on our app, Yorescape- free for one week: https://t.co/BMqq36TMPOpic.twitter.com/zLMRV0Xm0V
— Flyover Zone | virtual tourism (@flyover_zone) November 3, 2023
Vale mencionar ainda que a Flyover Zone conta também com outros 13 passeios virtuais históricos, como a Acrópole em Atenas e a Tumba de Ramsés VI no Egito.