Robô enviado a Marte encontrou moléculas orgânicas na superfície do Planeta Vermelho
Enviado pela NASA em 2020 com o objetivo de buscar vestígios de vida em Marte, o robô explorador Perseverance realizou tempo atrás uma descoberta importante: uma matéria orgânica não especificada foi localizada por ele no Planeta Vermelho. A descoberta, segundo informações do portal de notícias G1, foi publicada na revista científica "Nature" na última quarta-feira, 12.
No ano passado, cientistas da NASA anunciaram que o robô havia encontrado indícios de possível vida microbiana em Marte. O material, que foi encontrado na Cratera Jezero — onde o Perseverance pousou em 2021 — sugere que o ciclo geoquímico de formação do planeta é mais complexo do que se imaginava.
A cratera em questão foi um lago bilhões de anos atrás, e as hipóteses mais aceitas para explicar essa descoberta são a interação entre água e rochas, depósitos de poeira interplanetária ou colisões de meteoros.
De acordo com a fonte, o instrumento responsável por essa análise é chamado de SHERLOC. Ele, que possibilita o mapeamento e análise detalhados de minerais e moléculas orgânicas, tinha ao todo 10 alvos para examinar, e em todos eles foram detectadas moléculas orgânicas.