O quadrinista André Diniz resgata as manifestações ocorridas no século 20
No final de 1904, a população brasileira ainda estava se adaptando à mudança de Império para República, quando a nação foi assolada por uma crise social e sanitária. Em decorrência da falta de saneamento básico em muitas regiões, como na então capital do país, o Rio de Janeiro, muitas doenças começaram a se proliferar para o resto do território nacional.
Considerada o epicentro da crise sanitária, a cidade carioca enfrentou a infestação de mosquitos e ratos, transmissores de doenças graves, como a febre amarela, a varíola e a peste bubônica. Neste cenário, o governo decretou uma crise urbanística.
Sem estruturas eficazes para comportar o aumento da população carioca e de emigrantes, o Rio de Janeiro lidava, ainda, com as heranças coloniais. Na cidade coabitavam negros recém-libertos e a elite, que insatisfeita com a situação, buscava silenciar as culturas de matrizes africanas.
Para conter a crise, o governo decidiu fazer uma reforma geral na cidade. No entanto, de maneira inescrupulosa, os governantes desfizeram os cortiços e forçaram a população mais pobre a se mudar para regiões mais afastadas.
Em seguida, o sanitarista Oswaldo Cruz idealizou uma vacina para conter os avanços da epidemia, ocasionando uma revolta popular.
Esta história é contada na obra Revolta da Vacina, do premiado quadrinista André Diniz. A trama em formato de quadrinhos, conta a história de Zelito, um jovem ilustrador que deixa o Ceará e parte em direção ao Rio de Janeiro, após prometer ao seu pai que em seis meses iria construir uma carreira de sucesso.
Na cidade nova, enquanto procurava por emprego, o rapaz acaba se envolvendo nas manifestações que mais tarde resultaram no episódio histórico que ficou conhecido como a Revolta da Vacina.
Com Posfácio do historiador Luiz Antonio Simas, esta edição em quadrinhos conta com uma vasta apresentação de charges feitas na época. Além disso, trata-se de um importante documento sobre o momento histórico.
Prevista para ser lançada em março deste ano, a obra com selo da Darkside já encontra-se disponível em pré-venda na Amazon, em formato de capa dura.
+Saiba mais sobre esta e outras obras da Darkside disponíveis na Amazon:
Revolta da Vacina, de André Diniz (2021) - https://amzn.to/3teO1kY
Lady Killers, de Tori Telfer (2019) - https://amzn.to/3to7znh
Serial Killers, de Harold Schrechter (2019) - https://amzn.to/36vcI2V
Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll (2019) - https://amzn.to/3cr8xZL
O Colecionador, de John Fowles (2018) - https://amzn.to/3jdqEUj
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.
Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp
Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W