Anteriormente o recorde era da China, mas os novos números indicaram queda na população
Nesta segunda-feira, 24, a Organização das Nações Unidas (ONU) publicou uma estimativa de que a Índia irá se tornar o país mais populoso do mundo, ultrapassando a China, no final deste mês de abril. Uma nota publicada pelo Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (DESA), informou:
A China vai ceder em breve a primeira posição que ocupou por muito tempo como o país mais populoso".
O documento ainda especifica que até o final de abril, o país terá 1.425.775.850 de habitantes. Um relatório do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), de 19 de abril, estimou que a população indiana seria de 1,429 bilhão de habitantes no final do ano, indo contra 1,426 bilhão da China.
Pela primeira vez desde 1960-1961, segundo dados oficiais publicados no começo de 2023, a população da China diminuiu no ano passado. Na época, o país encarou a fome, que foi resultado da política econômica do "Grande Salto Adiante" decretada por Mao Tsé-Tung. Agora, essa queda numérica aconteceu após a flexibilização da política do filho único, estabelecida em 2021.
Por outro lado, a Índia não possui dados oficiais acerca do número de habitantes desde o último censo demográfico em 2011. O novo censo, que é feito a cada dez anos, deveria ter sido feito em 2021, mas foi adiado pela pandemia de covid-19, segundo a AFP, via Uol.
O diretor do departamento da UNFPA, Li Junhua, disse:
A população da China alcançou um pico de 1,426 bilhão de habitantes em 2022 e começou a diminuir. As projeções indicam que o tamanho da população chinesa poderia cair para menos de um bilhão no final do século, enquanto a população indiana continuará crescendo por várias décadas”.