O rei Charles III e a rainha Camilla iniciaram uma visita de Estado à Itália, marcando a primeira viagem internacional do monarca em 2025
O rei Charles III e a rainha Camilla iniciaram uma visita de Estado à Itália, marcando a primeira viagem internacional do monarca em 2025, enquanto continua seu tratamento contra o câncer.
Nesta terça-feira, 8, o casal real visitou o histórico Coliseu em Roma, onde foram recebidos pelo Ministro da Cultura da Itália e pelo Diretor do Parque Arqueológico, informou a revista People.
Durante a visita, interagiram com o público presente e apreciaram as vistas do monumento, enquanto as bandas da Guarda Galesa e da Brigada Sassari se apresentavam.
Mais cedo, Charles e Camilla encontraram-se com o presidente italiano Sergio Mattarella no Palácio Quirinal, onde foram recebidos com honras militares e participaram de uma cerimônia oficial.
Durante sua estadia em Roma, o casal real também prestou homenagem no Túmulo do Soldado Desconhecido, na Piazza Venezia, reforçando os laços históricos entre o Reino Unido e a Itália.
A visita coincide com o 20º aniversário de casamento de Charles e Camilla, celebrado em 9 de abril. Para marcar a ocasião, está programado um banquete de Estado oferecido pelo presidente Mattarella.
Além disso, o rei Charles fará um discurso histórico no Parlamento italiano, sendo o primeiro monarca britânico a fazê-lo, destacando a importância das relações bilaterais e a cooperação em questões como defesa e apoio à Ucrânia.
Inicialmente, estava prevista uma visita ao Vaticano para um encontro com o Papa Francisco em celebração ao Ano Jubilar de 2025. No entanto, essa parte da agenda foi adiada devido à recente hospitalização do pontífice. O Palácio de Buckingham expressou votos de pronta recuperação ao Papa.
Nos próximos dias, o casal real viajará para Ravena para participar das comemorações do 80º aniversário da libertação da cidade durante a Segunda Guerra Mundial e se encontrará com agricultores afetados por recentes inundações, enfatizando o apoio contínuo às comunidades locais.