A propaganda divulgada pela Embaixada dos EUA no México foi alvo de críticas nas redes sociais
O Quico, um dos personagens da famosa série 'Chaves', se tornou o centro de uma polêmica a respeito da imigração ilegal que ocorre na fronteira entre os Estados Unidos e o México. O ator Carlos Villagrán, que deu vida ao personagem na série de comédia mexicana, foi contratado pelo governo americano para estrelar uma propaganda da embaixada que foi ao ar no México.
No vídeo, Quico tenta convencer seus compatriotas de não adentrar o país vizinho ilegalmente. Esta campanha foi uma tentativa do governo americano de reduzir a quantidade de imigrantes que entram no país pela fronteira com o México, conforme repercutido pelo G1.
É importante relembrar que, aproximadamente, 10 mil pessoas alcançaram a fronteira mexicana em cada dia da semana passada, segundo divulgado por Andres Manuel López Obrador, presidente do México, na última segunda-feira, 2.
Cruzar de forma irregular puede ponerte en peligro a ti y a tus seres queridos. #CruzaLegal a los Estados Unidos - Utiliza #CBPOne. / Carlos Villagrán Kiko pic.twitter.com/BZiNEgYYOr
— Embajada EU en Mex (@USEmbassyMEX) September 28, 2023
Olá, amigos. Tenho algo muito importante para dizer: não cruzem a fronteira dos Estados Unidos, porque seu pai, sua mãe, seu tio, seu cachorro, seu gato, seu periquito, todo mundo pode estar em perigo. O melhor é cruzar (a fronteira) de forma legal. Vamos lá. Se você fizer isso (cruzar de forma legal), aí sim vou gostar de você", disse o personagem na gravação.
Após sua divulgação, a propaganda foi alvo de uma série de críticas, especialmente por parte de mexicanos e outros latino-americanos, que se voltaram as redes sociais para acusar Villagrán de insensibilidade frente as crises políticas e econômicas enfrentadas por seus compatriotas.
Alguns chegaram a afirmar que o ator de 79 anos “entrou no personagem” de ‘Chaves’, onde interpretava um menino rico da vila, que não dá importância aos problemas das crianças mais pobres, como o caso do protagonista que deu nome a série.