Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Salina

Quatro pessoas são resgatadas após semanas presas em salina na Argentina

Trabalhadores foram resgatados por um helicóptero do Exército Argentino no último domingo, 7, após semanas presos sem comunicação

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 08/07/2024, às 07h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Trabalhadores foram resgatados no último domingo, 7 - Divulgação
Trabalhadores foram resgatados no último domingo, 7 - Divulgação

Neste domingo, 7, quatro trabalhadores de uma salina foram resgatados por um helicóptero do Exército Argentino após o pai de um dos jovens alertar o Comitê de Operações de Emergência (COE) devido à falta de comunicação com seu filho e colegas.

Os homens, que estavam alojados em um container adaptado, são Luis Alexandro Godoy (29 anos), Juan Miranda (24 anos), Víctor Osvaldo López (22 anos) e Gaulo de María (62 anos).

De acordo com informações do portal O Globo, o resgate ocorreu na estância Dos Lagunas, onde funciona a Salina Berrini, localizada a 60 km da Rota 3, perto de Lemarchand. Em algumas áreas havia quase dois metros de neve, tornando o acesso possível apenas por helicóptero.

Sandra Gordillo, subsecretária de Proteção Civil, explicou que a urgência se deu pela falta de comunicação e gás. Os trabalhadores foram atendidos por médicos após o resgate, sendo que dois deles estavam em estado de saúde precário.

Este operativo foi realizado porque o senhor AndrésMiranda estava sem comunicação com seu filho há semanas e também porque sabia que eles haviam ficado sem gás; essa era a urgência" explicou Gordillo ao La Nación.

Resgate similar

Relatos dos resgatados indicam que eles tentaram sair do local, mas retornaram ao posto para aguardar o resgate.

Também no domingo, outro resgate similar ocorreu na região norte da província, onde dois trabalhadores da Minera Los Pingüinos foram evacuados em bom estado de saúde.