Os objetos do tesouro contém os símbolos de um peixe e uma espada, indicando que foram cunhados durante um período particular da história do país
Enquanto escavava um terreno para a construção de uma casa, um proprietário foi responsável por uma descoberta arqueológica impressionante. Na cidade de Mannar, no Sri Lanka, o homem encontrou uma coleção de moedas antigas de valor inestimável.
Os objetos foram encontrados na última sexta-feira, no dia 18 de setembro, mas apenas agora as autoridades locais anunciaram o achado considerado muito importante para a região.
O tesouro consistia em 1904 moedas que continham representações curiosas, como o símbolo distinto de um peixe e de uma espada. Os pesquisadores envolvidos na análise dos itens acreditam que essas ilustrações estejam relacionadas à dinastia Pandya.
A linhagem foi uma das dinastias étnicas tamil responsáveis por governar extensos territórios que, atualmente, consistem em grande parte do sul da Índia e do Sri Lanka. É possível que eles tenham reinado durante um período entre os séculos 4 a.C. e 16 d.C.