Adaptação cinematográfica da obra, escrita por uma das primeiras autoras negras do Brasil, foi anunciada pela Globo Filmes
Clássico da literatura brasileira, a obra Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus — uma das primeiras escritoras negras do país —, ganhará uma adaptação cinematográfica. O projeto será dirigido por Jeferson De.
+ Sucesso nacional e morte no anonimato: A história de Carolina Maria de Jesus
O anúncio da nova produção foi feita pela Globo Filmes através das suas redes sociais na última terça-feira, 21, um dia após as celebrações do Dia da Consciência Negra no Brasil — que marca a data de falecimento do líder quilombola Zumbi dos Palmares em 1695.
#QuartoDeDespejo, de Carolina Maria de Jesus, vai virar filme! Marco das literaturas negra, feminina e periférica brasileiras, o livro reúne textos em que Carolina revela a realidade opressora que vivia na década de 1950, quando morava na favela do Canindé, em São Paulo, e penava para alimentar os filhos como catadora de papel", informa o post.
Ver essa foto no Instagram
Livro autobiográfico de Carolina Maria de Jesus, Quarto de Despejo foi lançado em 1960. A obra descreve o cotidiano triste e cruel da vida na favela. Com um olhar sensível, Carolina Maria de Jesus comove os leitores ao descrever sua realidade enquanto catadora de papel e moradora da comunidade do Canindé, em São Paulo, quando ainda tinha que cuidar de seus três filhos.
Quarto de Despejo, que vendeu mais de três milhões de edições e foi traduzido para 16 idiomas, ainda aborda temas como fome, o machismo e o racismo na sociedade brasileira. A obra é tida como a mais importante de Carolina Maria de Jesus, que faleceu em fevereiro de 1977, aos 62 anos.