Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Paulo Cupertino

Quanto tempo Paulo Cupertino pode pegar de prisão?

Nesta quinta-feira, 10, começou o julgamento de Paulo Cupertino, acusado de assassinar o ator Rafael Miguel e seus pais em junho de 2019

Redação Publicado em 10/10/2024, às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Paulo Cupertino - Divulgação/Polícia Civil
Paulo Cupertino - Divulgação/Polícia Civil

Às 13h desta quinta-feira, 11, iniciou no Fórum Criminal da Barra Funda, em São Paulo, o julgamento de Paulo Cupertino Matias. O empresário é acusado de ter assassinado o jovem ator Rafael Henrique Miguel, então com 22 anos, e seus pais, em 9 de junho de 2019.

Rafael Miguel, vale mencionar, é conhecido principalmente por ter papel de destaque em Chiquititas. A razão para o ataque de Cupertino foi que o acusado não aceitava o relacionamento do ator com sua filha, Isabela Tibcherani Matias, então com 18 anos.

O episódio aconteceu próximo à residência em que Isabela vivia com a mãe, Vanessa Tibcheriani de Camargo; a família de Rafael Miguel estava deixando a jovem em casa após uma visita. Segundo imagens registradas pelas câmeras de segurança do local, Cupertino aparece e dispara contra a família, em frente a Isabela e Vanessa, que saem ilesas e o identificam como autor dos disparos.

Após o crime, como foragido, Cupertino conseguiu escapar das autoridades durante três anos, passando por cerca de 100 endereços — não só no Brasil, mas também no Paraguai e na Argentina —, como foragido. Ele só foi capturado em maio de 2022, em um apartamento na zona sul de São Paulo, com uma identidade falsa.

+ Paulo Cupertino disse ser inocente durante prisão: 'Não matei ninguém'

Prisão e julgamento

Desde então, Paulo Cupertino, hoje com 54 anos, está mantido no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Guarulhos e, nesta quinta-feira, 10, teve seu julgamento iniciado. Ao todo, 15 pessoas prestarão depoimento — incluindo Isabela e Vanessa —, e o julgamento deve se prolongar até a sexta-feira, 11.

Também são julgados dois supostos cúmplices, Eduardo Jose Machado, conhecido como "Eduardo da Pizzaria", e Wanderley Antunes Ribeiro Senhora, que teriam colaborado com Cupertino no tempo que passou foragido. Porém, as condenações serão todas diferentes, visto que teriam apenas ajudado o foragido a se esconder, sem participação no assassinato.

Conforme repercute a CNN, Cupertino, acusado de triplo homicídio duplamente qualificado, pode pegar até 90 anos de prisão. O processo considera como agravantes no caso a execução por motivo fútil e a impossibilidade de defesa das vítimas.