Cinco chefes de Estado brasileiros tiveram a oportunidade de se encontrar com a rainha da Inglaterra
A rainha Elizabeth II teve um reinado de 70 anos, o mais longo da História da monarquia britânica, antes de falecer na última quinta-feira, 8, aos 96 anos de idade. Neste período, a monarca conheceu cinco presidentes do Brasil em pessoa.
O primeiro deles foi um dos primeiros militares da ditadura brasileira, o general Costa e Silva, que conheceu a monarca na única visita que a britânica fez ao nosso país, em 1968. Todos os outros foram até a Inglaterra para conhecer a matriarca da família real.
O segundo chefe de Estado brasileiro a conhecer Elizabeth II, por sua vez, também fez parte do governo ditatorial. Era o general Ernesto Geisel, que viajou para Londres em 1976, conforme informações repercutidas pelo site da Band.
Já os três seguintes são presidentes com mandatos mais recentes, já no período democrático do país. Fernando Henrique Cardoso esteve na presença da monarca britânica em 1997, quando Pelé foi condecorado como um cavaleiro da guarda britânica.
Depois, foram Lula e Dilma Roussef, respectivamente em 2006 e 2012, que tiveram a honra de ir até o Palácio de Buckingham serem recebidos pela rainha da Inglaterra.
A segunda, vale mencionar, se encontrou com Elizabeth II em ocasião da abertura das Olimpíadas, e chegou a ter a oportunidade de desfrutar de um coquetel do qual a governante inglesa era anfitriã.