Artista ficou conhecido por programa de TV no qual ensinava a arte de pintar quadros
Bob Ross, o artista que democratizou a pintura por meio de sua série de TV "The Joy of Painting", agora tem uma de suas obras, intitulada "A Walk in the Woods" (Um Passeio na Floresta), à venda por quase US$ 10 milhões em uma galeria de Minneapolis.
Essa pintura, que foi a primeira das mais de 400 obras que Ross criou ao vivo em sua série, foi produzida durante o episódio de estreia, transmitido em 11 de janeiro de 1983. Ryan Nelson, proprietário da galeria Modern Artifact, descreve essa obra como o "cartão de novato" de Bob Ross, marcando o início de sua jornada artística na televisão, como destacou o portal The Guardian.
Conhecido por sua aparência característica, cabelos cacheados, barba cheia e camisa desabotoada, Ross enfatizava que a pintura não precisava ser complexa e que qualquer um poderia aprender a fazê-la. Sua série de TV, que foi ao ar de 1983 a 1994, convidava os espectadores a pintar junto com ele.
Embora suas obras não sejam consideradas obras-primas, Bob Ross se tornou um ícone da arte acessível, apreciado por muitos. A primeira temporada de "The Joy of Painting" foi filmada em Falls Creek, Virgínia, e a pintura do primeiro episódio foi vendida para angariar fundos para a estação local da PBS. Após quase quatro décadas, essa pintura foi adquirida por Ryan Nelson, que agora a disponibilizou à venda por US$ 9,85 milhões.